quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal do Rei Juan Carlos

Boa noite,

Nesta boa noite, como a cada ano, quero reflexionar com vocês sobre o que nos preocupa e tambémsobre nossas esperanças

No concerto, gstaria de referir a três assuntos: a crise econômica, a fortalez da Espanha como nação europeia e iberoamericanae a necessidade de reinvidicar a política como instrumento necessário para unir forças de todos e acometer a saída da crise e dos desafios quetemos adiante.

Não quero exagerar sim digoque vivemos um dos momentos mais difíceis da recente história da Espanha. A grave crise econômica que atravessamos desde alguns anos á alcançado uma intensidade, uma amplitude e uma persistência no tempo que ninguém imagina. Os cidadãos sofrem hoje com o rigor, que está desafiando o bem-estar de não poucas famílias. Penso emtantas pessoas de todas as idades, mais muito especialmente em muitos jovens, que se levantam a cada dia com a sensação de insegurança e desanimo pela difícil situação de suas econômias, a falta de trabalho e as incertezas de perpectivas de futuro.

Não podemos ignorar que existe esse pessimismo, e que seus efeitos se deijam sentir na qualidade do clima socialque vivemos. Está também gerando um desemprego que para as instituições e para a função política que preocupa a todos.

Frente a esse pessimismo, como frente ao conformismo, cabe encontrar novos modos e formas de fazer coisas que reclamam uma atualização ao dia.

A realidade atual é complexa e ne sempre fácil de entender nem de solucionar a curto prazo. Austeridade e crescimento devem ser compativéis. As renuncias de hoje á de garantir o bem estar de amanhã,em um prazo razoável de tempo, de maneira que se assegure proteção dos direito sociais qu são uma senha de identidade de nossa sociedade desenvolvida.

Para que a nossa econômia volteacrescer temos que por em ordem nossas contas e, tanto, gerar estímulos para o crescimento da riqueza. A estímulos que são criados por medidas políticas econômicas ou fiscal, ou por políticas de formato de inovação, ou de empreendimento, mais o primeiro estímulo que nos tirará desta crise se chama confiança.

Ao longo dos trinta e sete anos  do meu reinado nós passamos por várias articulações econômicas realmente complicadas que tivemos já alguns anos que recordamos bem. E sem embargo apreendemos a sair delas com exito e fazer que nossa econômia  crescerá e nosso bem estar melhorar. E nós por muitas razões mais em primeiro lugar porque tínhamos confiança e umprojeto compartilhado por todos e em nossas possibilidades de sair adiante.

Hoje como depois, podemos superar as dificuldades atuais com a generosidadd, o talento e a criativida de nossos homens e mulheres e com a força de nosso sistema produtivo se temos confiança em nós mesmos e se somos capazer de gerar também em casos e nos mercados  internacionais.

A Espanha é parte da solução da crise global e deve ser prtagonista na tomada de decisões nos grandes fóruns internacionais. A Iberoaméricana é parte fundamentel de nós, como também de nós somos dela.O mesmo acontece na Europa. Com a União Europeia temos que seguir trabalhando para superar as visões puramente nacionais e reforçar as bases de solidariedade com as que entre todos nós avançado o processo de intergação. Nós temos de garantir do que conseguimos juntos,  ou os direitos individuais e sociais, ou o bem estar econômico, ou o processo de construção política e econômica.

Mais não é tudo econômia. por mais evidente que seja, não é ruimrepartilo: não é tudo econômia. Não ignoro que a política não vive hoje suas melhores horas na percepção dos cidadãos. Por está razãoeu quiz esta noite reinvidicar sua política porque seu papel é fundamental na saída da crise. Quero reinvidicar a política grande, essa que para destacar sua dignidade e o valor geralmente chamado de política capitalizada.

O que, desde o governo ou desde a oposição, fixa sua atenção em o interesse geral e o bem estar dos cidadãos.

Que, de longe provoca o enfrentamento e desde o respeito a diversidade, integra o comum para somar forças, não para dividi-las.

Que sabe renunciar a uma porção de solo seu para ganharalgo maior e melhor para todos

Que busca o entendimento e o acordo para canal e resolver os grandes e fundamentais desafios coletivos.

Que o cimento é o espírito de serviço e acomoda aospríncipios da ética pessoal e social.

Que, no fim, é capaz de sacrificar a satisfação de curto prazo, muitas vezes efêmera,  para alargar o hotizonte de suas ambições.

Essa foi a grande política que soube inaugurar uma nova e brilhante etapa integradora em nossa história recente e é a única que tem a capacidade de reafirmar a confiança em nossa grande nação, abrir novas portas de esperança e materializar essa saudade de superação que está reclamando nossa sociedade.

Para conseguir, é necessário promover valores como o respeito mutuo e a lealdade recíproca. São valores que atrás de três décadas contribuiram a por em pé um nov marco de convivência, o reconhecimento de nossa pluralidade e o amparo das diferentes línguas, culturas e instituições espanholas. É a hora de todos olharmos para adiante y fazer o possível para fechar asferidas abertas.

Será novamente um exito de todos, cidadãos e instituições, baseado no respeito as leis e as causas democráticas.

A Coroa é muito conciente do esforço e o sacrificio que os cidadãos estão conduzindo ao final com interesse. Nenhum esforço na vida é baldío e tampouco serão o que se estão fazendo agora. Neste contexto, quero ressaltar a atitude abnegada e leal das famílias e a solidariedade de muitas organizações assistenciais que, com sua ajuda, tanto estão contribuindo para a estabilidadde social. . Também , o sacríficio de todos os espanhóis que deixam agora nosso país para conseguir melhores condições de vida para eles e suas famílias. Sua experiênciae preparação constituiram ao seu regresso um importante efeito dinamizador de nossa economia.

O Natal simboliza o triunfo da generosidade sobre o egoísmo. Generosidade, solidariedade e compromisso são valores que todos devemos reconhecer, conversar e promover sempre e em estes tempos mais do que nunca.

Feliz Natal para todos e boa noite.







Nenhum comentário:

Postar um comentário