quinta-feira, 19 de junho de 2014

Proclamação de S.M. o Rei Felipe VI

O dia começou com a imposição por S.M. o Rei Juan Carlos a S.M. o Rei Felipe Vi a faixa de capitão geral, que aconteceu no Palácio de Zarzuela, na presença do resto dos membros da  Família Real e S.A.R. a Infanta D. Elena.

Logo após, S.M. o Rei Felipe VI, S.M. a Rainha Letizia, S.A.R. a Princesa de Astúrias, S.A.R. a Infanta Sofía, S.M.a Rainha Sofía e S.A.R. a Infanta Elena se dirigiram ao Congresso dos Deputados.

Na chegada a Rainha Sofía e a Infanta Elena entraram pela porta de Floridablanca, sendo recebidas pelos Presidentes do Congresso e do Senado, Jesús Posada e Pío García-Escudero. Os Reis, a Princesa de Astúrias e a Infanta Sofía foram recebidos na sua chegada pelo presidente do Governo, Mariano Rajoy, e o chefe de Estado Maior da Defesa, Fernando García Sánchez.

Um batalhão rendeu honras ao Rei Felipe VI e, após receber estas honras, o Rei revistou as tropas.

Os presidentes do Congresso e do Senado receberam ao Rei Felipe VI, a Rainha Letizia, a Princesa de Astúrias e a Infanta Sofía, que acenderam ao Congresso pela Porta dos Leones. No Salão de Isabel II, foram saudados pelo Presidente do Tribunal Constitucional, Francisco Pérez de los Cobos, e o Presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Geral do Poder Judicial, Carlos Lesmes, e no Salão dos Passos Perdidos, pelos membros das Mesas das Câmaras.

O Presidente do Congresso dos Deputados abriu a Sessão Solene de Juramento e Proclamação. O Rei Felipe VI jurou fidelidade a Constituição Espanhola e desempenhar fielmente seu cargo, diante dos deputados e senadores na sessão conjunta, como representantes da soberania do povo, de acordo com a tradição constitucionalista espanhola desde 1812. Posteriormente, tocou o Hino Nacional, no término o Rei Felipe pronunciou sua mensagem de Proclamação diante das Cortes Gerais.

Após a sessão, o Rei Felipe VI, a Rainha Letiza, a Princesa de Astúrias e a Infanta Sofía abandonaram o Hemiciclo e se dirigiram ao Salão de Passos Perdidos, onde foram saudados pelos porta vozes do Congresso e Senado, os presidentes da Comunidades Autônomas e os ex-presidentes do Governo.

Após a proclamação, o Rei Felipe VI, a Rainha Letizia, a Princesa de Astúrias e a Infanta Sofía presidiram um desfile militar desde a escadaria da Porta dos Leones. Após o fim, se dirigiram em um carro desde do Congresso dos Deputados até o Palácio Real, escoltados pela cavalaria da Guarda Real, percorrendo a Carrera de San Jerónimo, Paseo del Prado, Calle de Alcalá, Gran Vía, Plaza de España e Plaza de Oriente.

O Rei Felipe VI, a Rainha Letizia, a Princesa de Astúrias, a Infanta Sofía, o Rei Juan Carlos e a Rainh Sofía saudaram do balcão do Palácio Real aos numerosos cidadãos que se congregaram na Plaza de Oriente.

O dia encerrou-se com uma recepção que os Reis ofereceram no Palácio Real a uma parte da sociedade espanhola.

Fotos: © Casa de S.M. el Rey / Borja Fotógrafos e Agencia EFE










































Nenhum comentário:

Postar um comentário