quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal do Rei Juan Carlos

Boa noite,

Nesta boa noite, como a cada ano, quero reflexionar com vocês sobre o que nos preocupa e tambémsobre nossas esperanças

No concerto, gstaria de referir a três assuntos: a crise econômica, a fortalez da Espanha como nação europeia e iberoamericanae a necessidade de reinvidicar a política como instrumento necessário para unir forças de todos e acometer a saída da crise e dos desafios quetemos adiante.

Não quero exagerar sim digoque vivemos um dos momentos mais difíceis da recente história da Espanha. A grave crise econômica que atravessamos desde alguns anos á alcançado uma intensidade, uma amplitude e uma persistência no tempo que ninguém imagina. Os cidadãos sofrem hoje com o rigor, que está desafiando o bem-estar de não poucas famílias. Penso emtantas pessoas de todas as idades, mais muito especialmente em muitos jovens, que se levantam a cada dia com a sensação de insegurança e desanimo pela difícil situação de suas econômias, a falta de trabalho e as incertezas de perpectivas de futuro.

Não podemos ignorar que existe esse pessimismo, e que seus efeitos se deijam sentir na qualidade do clima socialque vivemos. Está também gerando um desemprego que para as instituições e para a função política que preocupa a todos.

Frente a esse pessimismo, como frente ao conformismo, cabe encontrar novos modos e formas de fazer coisas que reclamam uma atualização ao dia.

A realidade atual é complexa e ne sempre fácil de entender nem de solucionar a curto prazo. Austeridade e crescimento devem ser compativéis. As renuncias de hoje á de garantir o bem estar de amanhã,em um prazo razoável de tempo, de maneira que se assegure proteção dos direito sociais qu são uma senha de identidade de nossa sociedade desenvolvida.

Para que a nossa econômia volteacrescer temos que por em ordem nossas contas e, tanto, gerar estímulos para o crescimento da riqueza. A estímulos que são criados por medidas políticas econômicas ou fiscal, ou por políticas de formato de inovação, ou de empreendimento, mais o primeiro estímulo que nos tirará desta crise se chama confiança.

Ao longo dos trinta e sete anos  do meu reinado nós passamos por várias articulações econômicas realmente complicadas que tivemos já alguns anos que recordamos bem. E sem embargo apreendemos a sair delas com exito e fazer que nossa econômia  crescerá e nosso bem estar melhorar. E nós por muitas razões mais em primeiro lugar porque tínhamos confiança e umprojeto compartilhado por todos e em nossas possibilidades de sair adiante.

Hoje como depois, podemos superar as dificuldades atuais com a generosidadd, o talento e a criativida de nossos homens e mulheres e com a força de nosso sistema produtivo se temos confiança em nós mesmos e se somos capazer de gerar também em casos e nos mercados  internacionais.

A Espanha é parte da solução da crise global e deve ser prtagonista na tomada de decisões nos grandes fóruns internacionais. A Iberoaméricana é parte fundamentel de nós, como também de nós somos dela.O mesmo acontece na Europa. Com a União Europeia temos que seguir trabalhando para superar as visões puramente nacionais e reforçar as bases de solidariedade com as que entre todos nós avançado o processo de intergação. Nós temos de garantir do que conseguimos juntos,  ou os direitos individuais e sociais, ou o bem estar econômico, ou o processo de construção política e econômica.

Mais não é tudo econômia. por mais evidente que seja, não é ruimrepartilo: não é tudo econômia. Não ignoro que a política não vive hoje suas melhores horas na percepção dos cidadãos. Por está razãoeu quiz esta noite reinvidicar sua política porque seu papel é fundamental na saída da crise. Quero reinvidicar a política grande, essa que para destacar sua dignidade e o valor geralmente chamado de política capitalizada.

O que, desde o governo ou desde a oposição, fixa sua atenção em o interesse geral e o bem estar dos cidadãos.

Que, de longe provoca o enfrentamento e desde o respeito a diversidade, integra o comum para somar forças, não para dividi-las.

Que sabe renunciar a uma porção de solo seu para ganharalgo maior e melhor para todos

Que busca o entendimento e o acordo para canal e resolver os grandes e fundamentais desafios coletivos.

Que o cimento é o espírito de serviço e acomoda aospríncipios da ética pessoal e social.

Que, no fim, é capaz de sacrificar a satisfação de curto prazo, muitas vezes efêmera,  para alargar o hotizonte de suas ambições.

Essa foi a grande política que soube inaugurar uma nova e brilhante etapa integradora em nossa história recente e é a única que tem a capacidade de reafirmar a confiança em nossa grande nação, abrir novas portas de esperança e materializar essa saudade de superação que está reclamando nossa sociedade.

Para conseguir, é necessário promover valores como o respeito mutuo e a lealdade recíproca. São valores que atrás de três décadas contribuiram a por em pé um nov marco de convivência, o reconhecimento de nossa pluralidade e o amparo das diferentes línguas, culturas e instituições espanholas. É a hora de todos olharmos para adiante y fazer o possível para fechar asferidas abertas.

Será novamente um exito de todos, cidadãos e instituições, baseado no respeito as leis e as causas democráticas.

A Coroa é muito conciente do esforço e o sacrificio que os cidadãos estão conduzindo ao final com interesse. Nenhum esforço na vida é baldío e tampouco serão o que se estão fazendo agora. Neste contexto, quero ressaltar a atitude abnegada e leal das famílias e a solidariedade de muitas organizações assistenciais que, com sua ajuda, tanto estão contribuindo para a estabilidadde social. . Também , o sacríficio de todos os espanhóis que deixam agora nosso país para conseguir melhores condições de vida para eles e suas famílias. Sua experiênciae preparação constituiram ao seu regresso um importante efeito dinamizador de nossa economia.

O Natal simboliza o triunfo da generosidade sobre o egoísmo. Generosidade, solidariedade e compromisso são valores que todos devemos reconhecer, conversar e promover sempre e em estes tempos mais do que nunca.

Feliz Natal para todos e boa noite.







domingo, 23 de dezembro de 2012

Infanta Cristina vai à festa de Natal no colégio dos filhos


Infanta Cristina e o marido


A Infanta Cristina foi as festas de Natal do colégio de seus com um semblante relachado e feliz em comparação aos meses anteriores.

Na saída do colégio, a Infanta Cristina, não quis falar com os jornalistas ali presentes











  

Princesa Letizia encerra sua agenda oficial

Na sexta-feira (21) a Princesa Letizia encerrou sua agenda oficial, visitando o Salão do Livro Infantil e Juvenil em Madrid.














sábado, 22 de dezembro de 2012

Família real vai a um musical

A Rainha Sofía levou as filhas, Elena e Cristina, a nora, Letizia, e os netos, Felipe Marichalar, Victoria Marichalar, Juan Valentín, Pablo Nicolas, Miguel, Irene, Leonor e Sofía ao Coliseum de Madrid para assistir ao espetáculo "Sonrisas y Lágrimas".







quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Casa Real nega que tenha pedido que Infanta Cristina se divorcie e renuncie ao seu título

Infanta Cristina e o marido, Iñaki Urdangarín
                  
A Casa Real Espanhola afirmou que não pediu que a Infanta Cristina se divorcie de seu marido, Iñaki Urdangarín, nem que renuncie ao seu título de Infanta da Espanha, assegurou um porta-voz da Casa Real.
"Nunca ninguém da Casa pediu, e muito menos pressionou, a Dona Cristina para que se divorcie ou renuncie a ser Infanta da Espanha", afirmou o porta-voz.
O porta-voz disse que a Casa Real, é uma organização que tem a missão de servir de apoio ao monarca em exercício em suas funções como chefe de Estado, "não quero ser porta-voz dos sentimentos da Infanta".








Juan Valentín segue os passos de seu pai



Juan Valentín, oneto mais velho dos reis.

O filho mais velho dos Duques de Lugo, Juan Valentín, parece estar seguindo os passos desportivos de seu pai Iñaki Urdangarín no Handbool. Está dentro da equipe infantil de Handbool Espluges, e não se perde uma partida.

No fim de semana passado, Juan Valentín jogou uma partida no Club Esportiu Molin, segundo informações da revista Hola. A equipe do neto do Rei Juan Carlos ganhou por 30-28.

Seu pai assistiu à partida, animou seu filho e o acompanhou até em casa após o final da partida.













Infanta Cristina pensa em abdicar ao trono


Infanta Cristina e Iñaki Urdangarín
                                       
A Infanta Cristina da Espanha, pensa em abdicar seus títulos de Infanta e Duquesa de Palma, tanto como seu direito de sucessão ao trono espanhol. Isso se deve em solidariedade ao marido Iñaki Urdangarín, que foi apagado do programa real após a imputação de quatro crimes no caso Nóos. Caso renuncie ao direito de sucessão, a Infanta Cristina perderá o subsidio governamental que recebe e seus filhos também perderam o direito de subir ao trono espanhol.

Os Duques de Palma passaram o Natal com a Família Real


                                                        Infanta Cristina e seu marido


Os Duques de Palma, a Infanta Cristina e seu marido Iñaki Urdangarín, juntamente comseus quatro filhos, Juan Valentín, Pablo Nicólas, Miguel e Irene, passaram a noite de Natal com a Família Real espanhola no Palácio de Zarzuela.

Aniversário da Infanta Elena

Nesta quinta-feira (20),  a Infanta Elena completa 49 anos desempenhando suas obrigações com a Casa Real Espanhola. Começou o dia presidindo a sessão comum da Assembléia Geral do Comité Paralímpico Espanhol.

A Infanta se mostrou muito sorridente durante todo o ato oficial.

A filha mais velha dos reis da Espanha, vai passar as férias de Natal acompanhado de seus filhos, Victoria Federica voltou a Espanha para passar as férias de Natal com a família.

Dona Elena pode inciar o ano de 2013 como capa de Janeiro da revista mais importante do país, a Vanity Fair.






Entrega dos prémios "Mujer Hoy"

     

Na última quarta-feira(19) a Princesa Letizia participou da IV entraga dos prémios anuais de "Mujer Hoy". Dona Letizia estava sem a compania de seu esposo, Príncipe Felipe das Astúrias, a Princesa das Astúrias participou da entrega dos prémios aos ganhadores.

  A nadadora Paralímpica Teresa Perales, ganhadora de 22 medalhas olímpicas, sendo seis delas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Londres, ganhou seu premio como exemplo de superação das mãos da Princesa Letizia, que afirmou que ela era um exemplo para todas as mulheres.

 Letizia estava com um vestido preto com strass acima do joelho e sem mangas. Para completar o look estava com um bracelete dourado e sapatos na cor nude.

  A Princesa das Astúrias, afirmou que os ganhadores tem uma série de "méritos e de acertos que se convertem em exemplos que queremos seguir". "São fortes, seguem adiante apesar dos problemas e das desinlusões, entendem que uma boa maneira de avançar é estar rodeado de uma grande equipe, é decidir, unidos, juntos", disse.

Também falou dos ganhadores que "Creem que sem esforço pessoal não à ganancia e que o entusiasmo é a melhor energia. São pessoas que uma vez descobriram seu talento graças ao carinho de uma mãe, um pai, um professor ou daquele amigo que o pôs diante de um caminho cheio de incertezas mais livre de  ilusões".

Discurso da Princesa na Entrega dos Prêmios

Boa noite e obrigado pelo carinho que fui recebida tão carinhosamente. Obrigada de maneira especial ao grupo Vocento, a Taller de Editores e, sobre tudo, a equipe da revista Mujer Hoy por haver feito a seus prêmios. Hoje estamos aqui para reconhecer quatro mulheres e um homem uma série deméritos e de acertosque os converteram aos nossos olhs exmplos que queremos seguir. São fortes, seguem adiante apesar dos problemas e das desilusões, entendem que uma boa maneira de avançar é fazer rodeados de uma grande equipe, é decidir, unidos, juntos. Creio que sem o esforçopessoal não á ganancia e que o entusiasmo é a melhor energia. São pessoas que uma vez descobriram um talento graças ao carinho de uma mãe, um pai,um professor ou daquele amigo que os pos diante de um caminho cheio de incertezas mais livre de ilusões.

Se chamam Teresa, Maríbel, María José, Teresa e Jorge. E são pessoas comprometidas, com seu trabalho, comasociedade, com nosso país. Casa um a sua maneira. Quatro mulheres que entendem que há muitas meneiras de ser mulher, de ser mãe ou de não ser, de viver um romance, que sabem também que o mundo necessita de ideias e talento-seu talento-, sua valentia, sua visão diferente. Desde o esporte,a interpretação, a indústria da moda, a criatividade e a investigação ciêntifica . E um homem que criou em uma equipe de mulheres e que as ajudou a chegar ao mais alto.

Para todos eles, meu reconhecimento e meus parabéns. Uma íltima mensão a ganhoradora, Teresa Perales. Creio que todos os que estamos aqui tenham lido suas entrevistas e, sobre tudo, temos disfrutado muitissímo de seus triunfos. Eu só quero destacar os momentos que me emocionaram de forma especial: o dia em que, sentada em escada do estádio olímpico de Londres, recem saída da piscina e tras uma carreira na qual ganhou-outra vez- um ouro, teu filho de abraçou e te beijou. Você ali, encharcada, esperando que te decem sua medalha, e Nano dando-lhe o prêmio mais bonito... E aquele outro momento em que decidiu que tinha que chegar andando ao altar porque o vestido de noiva que havia escolhido tinha uma cauda e que, em uma cadeira de rodas, não se vê... Teresa, felicidades. E obrigado, por teu esforço e por teu exemplo, dentro e fora das piscinas.

E obrigado também a todos os que formam Mujer Hoy pela iniciativa destes prêmios e por vosso trabalho de cada seman. Pelo vosso compromisso com a informação útil e com seus leitores.

Parabéns e que sigam conseguindo muitos exitos.

Feliz Natal e boa noite.














quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Inauguração das novas instalações do Instituto Químico Sarraia

Na quarta-feira (12) o Príncipe Felipe participou em Barcelona da inauguração das novas instalações do Instituto Quimico Sarraia.








Infanta Elena e Felipe Froilán em uma competição

A Infanta Elena e seu filho S.E Felipe Fróilan participaram de uma competição de cavalos.










Fundação Antena

A Princesa Letizia participou de um encontro na segunda (3) com a Fundação Antena.



Inauguração da exposição "O Jovem Van Dick"

No dia 19 de novembro a Rainha Sofia participou da inauguração da exposição "O Jovem Van Dick" no Museu do Prado.




Princesa Letizia recebe a Associação Espanhola de Doenças Raras

A Princesa Letizia das Astúrias recebeu na segunda-feira (19 de novembro) a nova direção da Associação Espanhola de Doenças Raras.




sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Postais de Natal

A Casa Real fez pública as felicitações natalinas que enviarão os Reis e os Príncipes de Astúrias. Neste ano, os postais da Infanta Elena e dos Duques de Palma não estiveram na web oficial, mas somente o do "núcleo central" da Família Real.


                                                               Duques de Palma
Mensagem dos Duques de Palma: "Felizes festas e Bom Ano de 2013. Com os nossos melhores desejos"


Duquesa de Lugo


Mensagem da Infanta Elena: "Feliz Natal e Feliz Ano Novo de 2013 em todos os aspectos"



Príncipes das Astúrias
Mensagem dos Príncipes de Astúrias: "Muitas felicidades na festa de Natal e que a Alegria e a esperança que vem dê a todos muito ânimo e força para o ano de 2013"

Postal de Natal dos Príncipes de Astúrias

Reis


Mensagem dos Reis de Espanha: "Feliz Páscoa e Ano Novo de 2013"