sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mensagem de Sua Majestade o Rei para os Chefes de Estado e de Governo Ibero-americanos na Inauguração da XXIII Cúpula Ibero-americana

Casa de S.M. o Rei/ Borja Fotógrafos

Senhoras e senhores Chefes de Estado e de Governo,

Queridos amigos e irmãos ibero-americanos,

Como sabem, tive que passar por uma cirurgia recentemente. Esta circunstância me faz impossível estar com vocês nesta Cúpula Ibero-americana, na primeira vez desde que começaram nossas Cúpulas em 1991.

Mais, aproveitando que hoje não há praticamente fronteiras para as comunicações, quis estar presente na distância e enviar a todos uma mensagem cheia de afeto. Obrigado, de coração, pelos desejos de recuperação que me fizeram chegar.

Muito obrigado pelo vosso afeto e amizade, que são expressão também do forte sentido de família que temos desenvolvido no seio da Comunidade Ibero-Americana de Nações.

Esta Cúpula reúne circunstâncias muito relevantes para o desenvolvimento e o fortalecimento da Conferência ibero-americana.

Se trata da Cúpula da renovação que permitirá, por um lado, adaptar melhor nossas reuniões a realidade internacional atual. E, por outro, adequar a Secretária Geral ibero-americana para que cumpra, com mais eficacia, seus cometidos reforçados no âmbito da cultura e da cooperação.

Espanha, representada nesta Cúpula pelo Presidente do Governo, Dom Mariano Rajoy, entende que a renovação da Conferência é necessária para atender melhor a Comunidade Ibero-Americana das Nações da que fazemos parte.

No ano que se celebra o Quinto Centenário do Descobrimento do Oceano Pacífico, quero felicitar ao Presidente da República do Panamá, Dom Ricardo Martinelli, e desejar minhas felicitações pela organização da Vigésima Terceira Cúpula.

Esta Cúpula é, além, a última na que participa, como Secretário Geral Ibero-Americano, nosso bom amigo Dom Enrique Iglesias, que tanto tem feito pela Comunidade Ibero-Americana.

Desde aqui quero dar parabéns por seu trabalho a frente da Secretária durante oito anos e desejar todo o melhor. Conhecido, seu muito bem que não deixará de abordar novos horizontes. Muitos parabéns, querido Enrique. 

Queridos amigos, não os detenho mais. Os desejo um trabalho muito frutífero e me despeço de todos com um fraternal abraço e com a confiança de que poderei acompanha-los o ano que vem na Cúpula de Vera Cruz.

Vídeo: x


Fonte: Casa de S.M. o Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário