Após o acidente ferroviário ocorrido na noite de 24 de julho, Suas Majestade os Reis viajaram a capital da Galicia para prestar as condolências aos familiares das vítimas e feridos.
Suas Majestades os Reis acompanhados pelo presidente da Junta de Galicia, Alberto Nuñez Feijóo, e a ministra de Formato, Ana Pastor, se dirigiram ao Centro Hospitalar Universitário de Santiago, onde puderam comprovar a evolução de vários feridos no acidente ferroviário. Dom Juan Carlos e Sona Sofía puderam estar com os familiares de alguns pacientes que se encontram na unidade de cuidados intesivos.
Também Suas Majestades os Reis, junto ao Delegado de Governo em Galicia, Samuel Juárez; o prefeito de Santiago, Angel Currás; o secretário de Estado de Infraestruturas, Rafael Catalá, e a conselheira de Saúde da Junta de Galicia, Rocío Mosquera, tiveram a oportunidade de escutar as ecplicações do diretor gerente do Centro Hospitalar, Luis Verdes, sobre a reação médica de emergência estabelecida e o cuidado atual dos feridos, que se encontram maioritariamente neste hospital, além de outro em A Coruña e Pontevedra.
Dom Juan Carlos expressou seu apoio aos feridos e as famílias das vítimas: "Está toda a Espanha dependente disto e realmente todos os espanhóis se unem a dor das famílias dos mortos; esperamos que os feridos se recuperem pouco a pouco", "Parebenizo aos voluntários, os profissionais e aos doares de sangue por como se portaram e pelo espírito de cidadania que tem demonstrado. A todos eles queremos dar um obrigado".
"O único que posso dizer é que todos os espanhóis, neste momento, estam com as vítimas, com as famílias e os amigos das vítimas. Esperamos que dentro da desgraça possamos esclarecer o ocorrido", disse.
Antes de terminar sua visita a Santiago de Compostela, Suas Majestades os Reis foram ao Hospital La Rosaleda, onde seu diretor, Rafael Silva, os acompanhou em uma breve visita a alguns feridos hospitalizados e familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário