quarta-feira, 24 de julho de 2013

Entrega da IX edição do Prêmio "Luis Carandell" de Jornalismo Parlamentário

Em seu discurso, Dom Felipe afirmou que "a imprensa, segundo a clássica definição de Tocqueville, 'é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade'. Em efeito, a liberdade de informação não é só um elemento nuclear em nosso catálago de direitos fundamentais, sim que além constitui um instrumento insubistituivel para a defesa e fortalecimento da própria democracia. Por isso é tão necessário que contribuam cada dia mais e melhor a conformar a opinião pública e a melhorar a qualidade de nossa convivência democrática".

Assim, o Príncipe de Astúrias destacou que "recordar a Carandell nos leva necessariamente a rememorar os anos que se forjaram os grandes pactos que deram lugar a nossa Constituição e nossa democracia. Foram tempos nos que, graças ao esforço coletivo da sociedade espanhola, se desenvolveram as sementes da democracia e liberdade cujos frutos são nossa realidade de hoje: este patrimonio comum de valor incalculavel como nunca temos tido em nossa história que todos devemos cuidar, proteger e, como toda obra humana, acrescentar e perfeiçoar, porque supõe nossa melhor garantia de convivência e progresso".

"A jornalista premiada com o "Carandell" deste ano, María Rey, tem uma experiência de mais de dezesseis anos como responsável da informação parlamentar de Antena 3Televisión, período em que também chegou a desempenhar a presidência da APP. Assim. de sua intensidade no seguimento da atualidade política são também uma boa prova de suas colaborações em distintos meios e imprensa escrita e, concretamente, se blog pessoal na intert, cujo título -"Tiene la palabra"- explica as claras seu motivo central", observou Dom Felipe ao repassar os méritos da ganhadora.

Assim, o Príncipe teve um sentido e afetuosa recordação para Concha García Campoy "uma pessoa e uma profissional querida e respeitada que nos deixou um triste vazio".






Acompanharam a Suas Altezas Reais os Príncipes de Astúrias no ato o presidente do Senado, Pío García-Escudero, o presidente do Congresso dos Deputados, Jesús Posada, e a secretária de Estado de Comunicação, Carmen Martínez Castro, entre outras autoridades.

O Prêmio "Luis Carandell" de Jornalismo Parlamentario, que concede o Senado, foi convocado pela primeira vez em 2003, com o propósito de reconhcer a "crônica" parlamentaria sobre a Câmara Alta que de forma mais destacada há contribuido a realçar o significado na Instituição, com o fim de recuperar a tradição deste gênero jornalistico e ao mesmo tempo honrar a memória de um dos melhores cronistas parlamentarios do século XX.






Nenhum comentário:

Postar um comentário