segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sua Alteza Real a Infanta Dona Cristina


© Casa de Su Majestad el Rey / Dalda


Sua Alteza Real a Infanta Dona Cristina Federica de Borbón y Grecia é a segunda filha de Suas Majestades os Reis da Espanha, Dom Juan Carlos e Dona Sofía.

Nasceu em Madrid a 13 de junho de 1965, e foi batizada no Palácio de Zarzuela pelo Arcebispo de Madrid, sendo seus padrinhos Sua Alteza Real Dom Alfonso de Borbón, Duque de Cádiz, e Sua Alteza Real a Infanta Dona María Cristina de Borbón y Battenberg.

Formação Acadêmica

Cursou seus estudos secundários no Colégio Santa María Del Camino, e desde 1984 estudou Ciências Políticas na Universidade Complutense de Madrid, onde obteve a licenciatura em 1989.

Em 1990 realizou um "máster" em Relações Internacionais na Universidade de Nova York, e a partir de 1991 feitas praticas na sede da UNESCO em Paris.

Atividades na Espanha e no exterior

Realiza numerosas atividades institucionais, culturais, acadêmicas e de interesse social, tanto na Espanha como no exterior, especialmente no âmbito europeu e ibero-americano.

Como Presidenta de Honra da Comissão da UNESCO, segue vinculada a está organização internacional e os vários de seus projetos, especialmente educativos, com particular atenção as suas atividades de proteção do Patrimônio natural e artístico. Em outubro de 2001 foi nomeada pela ONU Embaixadora de Boa Vontade das Nações Unidas para a II Assembléia Mundial do Envelhecimento. Além, é membro do Patronato da Fundação Dalí.

Presta seu apoio a diversas entidades de caráter assistencial e participa pessoalmente dos Cursos de Vela Adaptada para pessoas com deficiências. Atualmente preside a Fundação Internacional de Vela para Deficientes, IFDS.

Atualmente, é Diretora de Área Social da Fundação da Caixa, em Barcelona.

Contraiu matrimônio com Dom Iñaki Urdangarín em 04 de outubro de 1997, na Catedral Basílica de Barcelona. Com tal motivo, Sua Majestade o Rei lhe concedeu o título de Duquesa de Palma de Mallorca.

Têm quatro filhos, Juan Valentín de Todos los Santos de Urdangarín y Borbón, que nasceu em 29 de setembro de 1999; Pablo Nicolás Sebastián de Todos los Santos de Urdangarín y Borbón, que nasceu em 06 de dezembro de 2000; Miguel de Todos los Santos de Urdangarín y Borbón, que nasceu em 30 de abril de 2002; e Irene de Todos los Santos de Urdangarín y Borbón, que nasceu em 05 de junho de 2005, todos nasceram em Barcelona.

Praticam esportes, como o esqui, sua principal afeição é a vela. Há tomado parte em numerosas provas tanto nacionais como internacionais e foi membro da equipe olímpica nos Jogos Olímpicos de Seul de 1988, onde desfilou com a bandeira da equipe espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário