© Casa de Su Majestad el Rey / DVirgili |
Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias, Dom Felipe de Borbón y Grecia, é o terceiro filho de Suas Majestades os Reis da Espanha, Dom Juan Carlos e Dona Sofía. Nasceu em Madrid em 30 de janeiro de 1968 na Clínica de Nuestra Señora de Loreto. Recebeu no Sacramento do Batismo os nomes de Felipe, Juan, Pablo e Alfonso de Todos los Santos em memória, respectivamente, do primeiro Borbón que reinou na Espanha; de seu avô paterno, o Chefe da Casa Real Espanhola; de seu avô materno o Rei dos Helenos, e de seu bisavô Dom Alfonso XII, Rei da Espanha. Foram seus padrinhos seu avô, Sua Alteza Real Dom Juan de Borbón, Conde de Barcelona e sua bisavó, a Rainha Dona Victoria Eugenia.
Herdeiro da Coroa desde a proclamação de seu pai como Rei em 22 de novembro de 1975, recebeu em 22 de janeiro de 1977 o título de Príncipe de Astúrias, junto com os de Príncipe de Girona e Príncipe de Viana, correspondentes aos primogênitos dos Reinos de Castela, Aragão e Navarra, cuja união formou no século XVI a Monarquia espanhola. Ostenta, também, os títulos de Duque de Montblanc, Conde de Cervera e Senhor de Balaguer.
Nascimento do Príncipe Felipe Madrid, 08.02.1968 |
Batizado do Príncipe Felipe Palácio de Zarzuela, Madrid, 08.02.1968 |
Evento Oficial Zarogoza, 1970 |
Dom Felipe junto com o seu pai, Juan Carlos, sua mãe, Sofía, e suas irmãs, Elena e Cristina |
Dom Felipe, Rainha Sofía, Rei Juan Carlos e Dom Juan Carlos, Conde de Barcelona Madrid, 16.08.1977 |
Príncipe Felipe jura fidelidade ao Rei e respeito a Constituição Madrid 30.01.1986 |
Em 1981 recebeu o colar da Insigma Ordem do Toisón de Oro, concedido por Sua Majestade o Rei dom Juan Carlos, Chefe e Soberano da Ordem. Por decreto 284/2001, de 16 de março, se cria o Guia e Estandarte de S.AR. o Príncipe das Astúrias, onde se descrevem suas Armas, seu Guia e seu Estandarte. Em 30 de janeiro de 1986, ao cumprir dezoito anos, jurou perante as Cortes Gerais fidelidade ao Rei, desempenhar fielmente suas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as Leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autónomas, assumindo a plenitude de seu papel institucional como sucessor da Coroa.Em 01 de novembro de 2003, Suas Majestades os Reis anunciaram seu compromisso matrimonial com Dona Letizia Ortiz Rocasolano.
A cerimônia religiosa se celebrou em 22 de maio de 2004 na Catedral de Santa María Real de Almudena de Madrid.
Tem duas filhas, as Infantas Leonor, nascida em 31 de outubro de 2005, e Sofía, em 29 de abril de 2007, ambas em Madrid.
Príncipe Felipe em seu casamento com Dona Letizia Ortiz Rocasolano. Madrid, 22.05.2004 |
Batizado da Infanta Leonor Palácio de Zarzuela, 14.01.2006 |
Príncipe Felipe e Infata Leonor Madrid, 2010 |
Príncipe Felipe, Infanta Leonor e Rei Juan Carlos em foto oficial Palácio de Zarzuela, 14.01.2006 |
Príncipe Felipe, Infanta Leonor, Infanta Sofía e Princesa Letizia Madrid, 2010 |
Príncipe Felipe e Rainha Sofía |
Príncipe Felipe, Infanta Sofía e Infanta Leonor Palma Mallorca, 2011 |
Formação
Cursou os estudos da Pré-Escola, Educação Geral Básica e Bacharelato Unificado Polivalente no Colégio Santa María de los Rosales, em que permaneceu até 1984. Concluiu seus estudos secundários, realizou o último curso escolar-equivalente ao Curso de Orientação Universitária- em Lakefield College School, no Canadá.
Desde setembro de 1985 a julho de 1988, Sua Alteza Real levou a cabo seus estudos militares, na Academia Geral Militar de Zargoza,onde prestou Juramento a Bandeira em 11 de outubro de 1985.
Continuou sua formação militar na Escola Naval Militar da Marinha e na Academia Geral do Ar de São Javier, sucessivamente, recebeu no mês de Julho de 1989 o posto de Tenente da Infantaria Alférez de Navio e Tenente de Arma da Aviação.
De outubro de 1988 a junho de 1993 estudou na Universidade Autónoma de Madrid, onde se licenciou em Direito, cursando também diversas assinaturas da carreira de Ciências Econômicas com o objetivo de completar sua formação nesta matéria.
Em setembro de 1993 iniciou um Doutorado em Relações Internacionais na Edmund Walsh School of Foreign Service da Universidade de Geortown (Washington D.C) graduando-se em 26 de maio de 1995.
Na atualidade,ostenta nas Forças Armadas Espanholas os cargos de Tenente Coronel do Corpo Geral do Exército de Terra, Capitão de Fragata do Corpo Geral da Armada e Tenente Coronel do Corpo Geral do Exército de Ar. É Piloto de Helicópteros, com aptidão para o vôo instrumental no 402 Esquadrão das Forças Aéreas do Exército de Ar.
Desde setembro de 1999 até junho do ano 2000 levou a cabo um curso de Atualização de Conhecimentos na matéria de Segurança e Defesa.
Atividades Oficiais
Desde a conclusão de seus estudos acadêmicos nos Estados Unidos, dom Felipe atendes os compromissos institucionais derivados de sua condição de Herdeiro da Coroa da Espanha e no exterior e participa dos acontecimentos mais relevantes dos diferentes setores e âmbitos da vida pública espanhola.
Mantém periodicamente encontros e reuniões com órgãos constitucionais e com as principais instituições do Estado e das Comunidades Autónomas com desejo de estar perto de suas atividades.
Recebe em audiências públicas e privadas um grande número de pessoas dos âmbitos político, econômico, cultural e dos meios de comunicação,com a finalidade de estar informado da realidade nacional e internacional.
Princesa Victoria, Príncipe Felipe e Princesa Letizia |
Príncipe Felipe e Princesa Letizia |
Príncipe Felipe |
Atividades Militares
Sua Alteza Real matém frequentes contatos com as Forças Armadas e a Guarda Civil, seguindo um programa de atividades que inclui entregas de prêmios nas Academias de Oficiais e Suboficiais, exércícios e manobras, visitas a unidades, centros e organismos e, desde 2010, a recepção de audiências miitares.
Atividades no Exterior
O Príncipe de Astúrias realiza numerosas atividades no exteriort, com um papel muito ativo na promoção dos interesses econômicos e comerciais da Espanha. Também está especialmente interessado no formato do conhecimento da língua e cultura espanhola mediante o apoio a rede de centros do Instituto Cervantes e a criação cátedras que difundam a história e a realidade presente na Espanha nas principais Universidades estrangeiras.
Ele, realiza cada ano uma viagem oficial, acompanhado por Dona Letizia, a um país ibero-americano e a um dos países da União Europeia ou Extremo Oriente nos quais a Espanha tenha interesses estratégicos.
Desde janeiro de 1996,o Príncipe de Astúrias assumiu a representação da Espanha na tomada de posse dos Presidentes Ibero-Americanos.
Afeições
Aficionado pelo esporte em geral, foi membro da equipe olímpica de vela nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, em cuja abertura desfilou com a bandeira da equipe espanhola. Terminou em sexto lugar e obteve um diploma Olímpico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário