Na quarta-feira 17, Dona Sofía teve um encontro com cooperadores espanhóis que trabalham na ONGD, na Oficina Técnica de Cooperação (OTC) da AECID e Organismos Internacionais (UE e Fundo de Provação das Nações Unidas – UNFPA), onde explicaram a Sua Majestade as atividades e projetos previstos.
Após o encontro, Dona Sofía se deslocou a localidade de El Alto, cidade onde a Fundação Reina Sofía contribuí com 108.000 euros na ampliação do instituto de formação Don Bosco, para visitar a Unidade Educativa “España”, onde a Espanha participa no Fundo de Apoio ao Setor Educacional na Bolívia. Neste centro se construiu 12 salas com financiamento do Fundo Canasta, onde AECID é o segundo aportaste de fundos. Dona Sofía foi recebida por parte de professores, pais e alunos com trajes típicos da região.
Na continuação viajaram para a antiga cidade pré - colombiana, Tiwanaku, Patrimônio da Humanidade, onde visitou seus templos sagrados. Acompanhada pelo ministro boliviano da Cultura, Pablo Groux, Dona Sofía foi distinguida com o título de hóspede ilustre da localidade, após participar de um emotivo ritual de oferenda a Pachamama, a Mãe Terra. Dirigiu umas palavras aos presentes nas que agradeceu a hospitalidade com que foi recebida e sublinhou que os espanhóis se sentem identificados com o povo boliviano.
A Rainha visitou em seguida o complexo arqueológico da cidade. Ali a Rainha pode conhecer o resultado dos trabalhos de recuperação e restauração da antiga cidade.
Na parte vespertina participou da inauguração do Centro Cultural da Espanha em La Paz onde Dona Sofía visitou a exposição “Plano de Reabilitação das Áreas Históricas de Potosí. Um esforço compartilhado 1991-2009”, composto por 40 quadros explicativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário