Neste ato se repassaram os 60 anos de trabalho da AECC. Médicos oncólogos, investigadores pacientes e voluntários conversaram sobre o ontem e hoje na luta contra esta enfermidade. Uma exposição ilustrou os momentos mais relevantes de uma associação que há ajudado que, durante estes 60 anos, várias gerações de espanhóis superem o câncer.
Sua Alteza Real a Princesa de Astúrias é Presidenta de Honra com caráter permanente da Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC) e sua Fundação Cientifíca, e participa ativamente de suas atividades.
No ato, Dona Letizia esteve acompanhada pelo secretário de Estado de Serviços Sociais e Igualdade, Juan Manuel Moreno; a presidenta da Associação espanhola contra o Câncer e de sua Fundação Científica, Isabel Oriol e o vice-presidente executivo da Fundação Telefônica, Emilio Gilolmo.
Após a projeção do vídeo “Historia e hitos del 60º aniversario AECC” a Princesa de Astúrias presidiu o encontro "Ayer y Hoy de la Oncología en España" em que participaram os investigadores Alberto Muñoz Terol, professor de investigação do CSIC e Patricia González Santamaría, professora de investigação do Instituto de Investigavión Biomédicas "Albert Sols" CSIC-UAM; os médicos Javier Puente, facultativo especialista na Área de Serviço de Oncologia Médica no Hospital Clínico Universitario San Carlos e Rafael Herranz, chefe de Serviço de Oncologia do Hospital Gregorio Marañón, os voluntários da AECC Guillermo Canals e Tomás Buceta, e a paciente Esperanza Frühbeck.
O ato finalizou com a visita a exposição "60 años de lucha contra el cáncer", em que se passou as principais etapas da história da Associação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário