quinta-feira, 25 de abril de 2013

Entrega do Prêmio de Literatura em Língua Castelã "Miguel de Cervantes" 2012 a D. José Manuel Caballero Bonald

O escritor foi distinguido com o máximo reconhecimento que se concede ao trabalho criativo de escritores espanhóis e hispano-americanos.

Vídeo: Entrega do Prêmio de Literatura em Língua Castelã "Miguel de Cervantes" 2012 a D. José Manuel Caballero Bonald



Em seu discurso, Sua Alteza o Príncipe de Astúrias destacou que "Caballero Bonald é um navegante solitário, resistente as modas e as atitudes gregárias, frente às quais há mantido um constante desafio de infrator. A inquietude, às vezes interpretada como inconformidade, a sido um elemento chave em sua trajetória vital e literária. Só uma palavra livre pode sacudir a apatia e remover consciências. Caballero Bonald reclama leitores decididos a sair de se mesmos e a compartir a aventura de buscar com essa palavra novos espaços de vida individual e social".

Recorrendo o legado da novela cervantina, Dom Felipe sublinhou que "sua obra é também exemplar ao ser referente de exigência estética: sua literatura sobre tudo pela riqueza e a precisão de sua linguagem, que foge do banal para buscar o inusitado e romper com as rotinas expressivas alcançando uma língua renovadora e inédita".

"E aí, claro, Cervantes. Sempre Cervantes, cuja obra antecipa de maneira extraordinária as questões que logo têm de ocupar a tantos autores: a insondável força da imaginação sobre o relato realista, a estreita relação entre a poesia e o mundo, e a batalha dialética entre a tradição e a modernidade. A genialidade da obra cervantina reside na brilhante solução que se oferece para enfrentar estes paradoxos: existe um lugar para cada coisa e nenhuma merece ser excluída, porque todas formam parte de nós e a todos lhes devemos um terço de nossas vidas", afirmou Dom Felipe.











Suas Altezas Reais os Príncipes de Astúrias estiveram acompanhados pelo presidente do Governo, Mariano Rajoy; o presidente da Comunidade de Madrid, Ignacio González; o ministro de Educação, Cultura e Esporta, José Ignacio Wert; o prefeito de Alcalá de Henares, Francisco Javier Bello; o secretário de Estado de Cultura, José María Lassalle e o reitor magnífico da Universidade de Alcalá de Henares, entre outras autoridades assistentes ao ato.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário