segunda-feira, 22 de abril de 2013

Almoço oferecido em representação do mundo das letras, na ocasião da entrega do Prêmio de Literatura Castelã "Miguel de Cervantes" 2012

O tradicional encontro prévio da cerimônia da entrega do Prêmio Cervantes rendeu homenagem a José Manuel Caballero Bonald.

Os Príncipes de Astúrias ofereceram no Palácio Real o tradicional almoço prévio a cerimônia de entrega do Prêmio Cervantes, em homenagem ao ganhador da edição correspondente ao ano de 2012, José Manuel Caballero Bonald, na véspera da cerimônia de entrega, que terá lugar na Universidade de Alcalá.

Em seu discurso, Dom Felipe destacou que o reencontro com o Quixote "lembra sempre idéias novas e provoca novos sentimentos. Mas é mais surpreendente, todavia o feito que essas idéias, esses sentimentos estão estreitamente vinculados ao momento que vivemos: oferecem-nos lições e estímulos para cada circunstância".

"Se cada vez que retornamos a Cervantes sentido e sentimento reaparece vinculados a circunstância que vivemos, é porque o cavaleiro da mancha não é um transtornado, vítima dos devaneios de suas leituras, sim 'um iluminado que recorre bandeira e norma de conduta'", destacou o Príncipe de Astúrias "o mundo sublimando o sentindo de sua luta por um ideal: fazer justiça, proteger o desvalido, moldar sua vida ao pensamento".



































Nenhum comentário:

Postar um comentário