Com motivo do Centenário das primeiras Centrais Hidroelétricas da Catalunha.
Vídeos: Sua Alteza Real destaca o palpel das hidroelétricas no desenvolvimento da CatalunhaSua Alteza Real visita a comarca de Pallars Jussà
A visita de Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias y de Gironaas as centrais hidroelétricas de Talarn e a Capdella comemorou o centenário da constituição das primeiras hidroelétricas no Pirineo. Sua Majestade o Rei Alfonso XIII, já fez uma visita de visita de três dias pela zona no ano de 1924 para visualizar a construção das primeiras hidroelétricas no Pirineo Catalão.
Em Tremp, após receber as saudações dos membros da Corporação municipal e assinar no Livro de Honra do Ajuntamento, Dom Felipe foi a praçã da Basílica de la Virgen de Valldeflors de Tremp para visitar a exposição de rua "100 años, 10 imágens, 1 territorio". Na continuação, Sua Alteza Real se dirigiu a Basílica, onde recebeu a saudação do Reitor, Padre Joan Mateo e realizou uma visita a mesma.
Já em Talarn, Sua Alteza Real visitou, acompanhado do ministro da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria, e do presidente da Endesa, Borja Prado, as centrais hidroelétricas de Endesa de Talarn y Capdella. A visita contou também com a presença do presidente do Conselho Acessor da Endesa, David Madi, o diretor geral da Endesa na Catalunha, Josep María Rovira, assim como de distintas autoridades e prefeitos da zona, que acompanharam a Dom Felipe durante o percurso pelas centrais de Talarn-também conhecida com o nome de Sant Antoni ou de Tremp- y de Capdella.
No mesmo recinto da central hidroelétrica de Talarn, Dom Felipe visitou a exposição intinerante "El Pallars il ilumina Catalunya". A amostra conta com um conjunto de trinta peças cedidas pelo Fondo Histórico de Endesa, explica de forma divulgativa o papel das hidroelétricas na industrialização de energia da Catalunha, assim como a transformação do território, e se concebeu com o motivo dos 100 anos de história das hidroelétricas no Pirineo Catalão. A exposição explica o embrião da companhia e a transformação que significou para a Catalunha e os Pirineos o eixo de levar eletricidade desde as montanhas até as fábricas e as cidades.
Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias destacou os complexos hidroelétricos que visitou "foram decisivos para o crescimento e o desenvolvimento da indústria catalã e para o maior bem estar da sociedade". "Se tratou de um autentico desafio técnico e financeiro, que todavia hoje, cem anos depois, assombra a quem vista estas extraordinárias obras", disse.
"Visitas com a devida perspecticva das primeiras centrais hidroelétricas da Catalunha representam hoje uma inesquecível mostra da visão do futuro, capacidade empreendedora, coragem e exito que devemos reconhecer e exaltar como exemplo válido diante dos diversos e difíceis caminhos que nossa sociedade deve seguir enfrentando cada dia nos tempos atuais", afirmou Dom Felipe.
Na continuação, Dom Felipe foi a Capdella, onde, após as saudações do prefeito da localidade, Josep María Dalmau, do presidente da Endesa, Borja Prado, e da Corporação municipal, foram ao Museu Municipal Hidroelétrico, que dispõe de um fundo de mais de 500 peças, fotografias e instrumentos da época. Ao término da visita, Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias y de Girona recorreu as instalações da central hidreoelétrica de Capdella, que pôs um ponto final a sua visita a Comarca de Pallars Jussà.
Nenhum comentário:
Postar um comentário