quarta-feira, 3 de abril de 2013

Juiz imputa Infanta Cristina no "Caso Nóos"

A Infanta Cristina foi imputada nesta quarta-feira no caso Nóos pelo juiz, José Castro, que há de referir em Palma no próximo sábado 27 de abril, segundo informou o tribunal Superior de Justiça das Ilhas Baleares (TSJIB). O depoimento da Infanta está previsto para as 10.00 horas no tribunal de Vía Alemania na capital balear, no âmbito desta causa que investiga a Iñaki Urdangarin, marido da Infanta Cristina, e a seu ex-sócio que no presente momento desviou mais de seis milhões de euros de fundos públicos ao Instituto Nóos. Urdangarin está imputado nesta causa desde dezembro de 2011 e prestou depoimento em duas ocasiões, em fevereiro de 2012 e fevereiro de 2013.

O juiz decidiu imputar Cristina depois da sétima remessa de correios eletrônicos facilitados por Diego Torres, que enfrenta com Iñaki desde que se abriu a causa judicial contra ambos, e não antes, como recorda o magistrado em um auto de 19 páginas.

Segundo José Castro, a partir do depoimento do ex-sócio de Iñaki, Diego Torres, e dos numerosos e-mails interceptados na causa, e após escutar a versão dada pelo secretário das Infantas, Carlos García Revenga, surgem "uma série de indícios" que fazem duvidar de que Cristina desconhecia a aplicação que seu esposo dera a sua menção na Associação Nóos, e sobre a "gestão e destino dos fundos obtidos através das mesmas e as que se derivo"

Um porta voz da Casa do Rei consultado pela EFE nada mais conhece sobre a imputação da Infanta Cristina e declarou que "a Casa não comenta decisões judiciais". Na última hora da tarde, sem embargo, a Casa Real declarou sua "surpresa" pela mudança de "posição" do juiz José Castro por haver decidido imputar a Infanta, ao mesmo tempo mostrando sua "absoluta conformidade" com a decisão.









Nenhum comentário:

Postar um comentário