segunda-feira, 8 de abril de 2013

Reunião do Conselho Ciêntifico do Real Instituto Elcano de Estudos Internacionais e Estratégicos

Dom Felipe presidiu a reunião deste órgão, composto por personalidades de reconhecido prestígio no marco das relações internacionais, em que se apresentou o projeto de investigação "Elementos para uma Estratégia de Ação Exterior".



O Conselho Ciêntifíco é o órgão consultivo do Real Instituto Elcano para todas aquelas atividades encaminhadas ao eficaz cumprimento dos fins fundacionais. Está composto por personalidades de reconhecido prestigio do mundo acadêmico, dos meios de comunicação, dos partidos políticos e de outros setores da vida pública com especial vinculação as relações internacionais. O Conselho se convoca periodicamente, ao menos uma vez ao ano,  só que seus membros se reúnem de forma habitual com outros membros e colaboradores do Instituto em grupos de trabalho por áreas específicas para elaborar os informes ou estudos que se estimam relevância.

Assistiram a reunião o presidente do Real Instituto Elcano, Emilio Lamo de Espinoza; o vice-presidente, Rafael Estrella, e o diretor, Charles Powel, assim como o resto dos membros da equipe de governo, comissão executiva, conselho ciêntifíco e investigadores.



Fotografia de grupo de Dom Felipe com os membros do Conselho Ciêntifíco do Real Instituto Elcano de Estudos Internacionais e Estratégicos

Vista geral durante a reunião

Dom Felipe, junto a Emilio Lamo de Espinosa, Rafael Estrella, Francisco Aldecoa e Charles Powell


O Real Instituto Elcano se constituiu em 27 de dezembro de 2001,  com a Presidência de Honra de Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias, para servir de forúm de análises e discussão sobre a atualidade internacional e muito particularmente sobre as relações internacionais da Espanha. Seus trabalhos devem ser úteis para a tomada de decisões dos agentes espanhóis, públicos e privados que trabalham no plano internacional. Igualmente, os estudos realizados devem servir para promover o conhecimento da realidade espanhola, naqueles cenários estratégicos nos quais se desenvolve o interesse da Espanha.

Desde seu nascimento, o Instituto se define como uma instituição apartidária, só que não neutra, já que busca fazer possível os valores que a inspiram; mediante métodos e aproximações científicas multidisciplinares que trata de desenvolver uma perspectiva estratégica e global, com vocação prospectiva, com o fim de gerar propostas políticas e sociais que possam ser aplicadas na prática.










Nenhum comentário:

Postar um comentário