domingo, 21 de abril de 2013

Palácio Real de El Pardo

 


O Palácio de El Pardo situa-se no bairro de El Pardo. O Palácio foi construído no século XVI, a partir de um edifício já existente. O seu atual estilo compreende reformas e ampliações no século XVIII, por ordem de Carlos III.

Nos arredores do palácio foi surgindo um pequeno núcleo urbano, que deu lugar a aldeia de El Pardo, que integra atualmente o perímetro municipal de Madrid.

El Pardo destaca-se por seu valor arquitetonico e sua decoração interior, que representa várias épocas da história.

História

O Rei Henrique III de Castela ordenou a construção de uma Casa Real no Monte El Pardo, lugar onde frequentava. Henrique IV então edificou um pequeno castelo. Após, o Imperador Carlos I determinou que o castelo virasse palácio. As obras começaram em 1547 e terminaram em 1558.

Em 13 de março de 1604 houve um incêndio que destruí grande parte do Palácio e várias obras de arte. O Rei Felipe III decretou a reconstrução com um orçamento de 80.000 ducados, concendo a Francisco de Mora a direção da obra.

Em 1772,foi promovida várias melhorias e ampliações no palácio, que foram organizadas por Francesco Sabatini.

No século XX, após o fim da Guerra Civil Espanhola,o edifício sofreu várias obras para servir de moradia para Francisco Franco. Após ua morte sofreu novas obras para servir de alojamento para os chefes de estado e autoridades.

Interior

O Palácio abriga importantes obras, além de elementos decorativos de grande valor, que se perderam quando houve o incêndio.

No século XVIII, suas salas foram dotadas de uma relevante coleção de tapetes, dos quais conservam-se cinco séries. Exibem-se também os quadros de Isabel a Católica de autoria de Juan de Flandes e o Retrato de Dom João José de Áustria a cavalo de José de Ribera, possui também obras de Antonio Moro, Hieronymus Bosch, Sánchez Coello,Lucas de Heere e Sofonisba Anguissola.

A maior parte do mobiliário corresponde aos séculos XVIII e XIX.







Nenhum comentário:

Postar um comentário